quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Matematica Financeira 20/08/2009

Introdução ao sistema financeiro
Definição e finalidades
Características da estrutura do sistema financeiro
Título de crédito

1- O que significa rentabilidade?
2- O que é capital?
3- O que é prazo?
4- O que é juros?
5- O que é taxa de juros?
6- O que e montante?
7- O que valor atual?
8- O que capitalização?
9- O que significa liquidez?
10- Defina sistema financeiro nacional.
11- Quais são as entidades do subsistema normativo?
12- O que é titulo que crédito?
13- O que são duplicatas?
14- O que são triplicatas?
15- O que é letra de câmbio?
16- O que significa siglas CDB?
17- Defina subsistema normativo.
18- Defina subsistema operativo.
19- O que é amortização?
20- O que são entidades privadas?
Respostas.
1- Significa aplicar os recursos excedentes em fundos conservadores, poupança, CDB etc.
2- O valor principal de uma operação financeira, sobre o qual incidem outros aplicativos com juros e descontos.
3- É o tempo que o capital fica disponibilizado ou imobilizado em determinada operação financeira.
4- É o produto obtido por meio da aplicação de uma determinada taxa percentual sobre um capital conhecido.
5- É o percentual aplicado determinado capital ou valor por um prazo conhecido contado em 100 dias.
6- É o produto final de um somando ou adicionado aos juros produzidos ao final de um período ou prazo determinado, ou seja, é o capital mais o juro.
7- É o valor determinado em determinada data de um montante a ser produzido um tempo ou prazo futuro.
8- É o mecanismo financeiro capaz de produzir um novo montante e cada período com aplicação de uma determinada taxa.
9- Significa ter os recursos aplicados em operações de liquidação imediata (precisou, sacou, está na conta, sem carências).
10- Trata-se de um conjunto de instituições financeiras e instrumentos responsáveis por toda a interpretação financeira o mercado.
11- Conselho monetário nacional.
-banco central do Brasil (BACEN)
-comissão de colares mobiliários
-Banco do Brasil
-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
12- Denominam-se títulos de créditos os papéis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação específica de cada tipo de espécie.
13-É um título de crédito que constitui o instrumento de prova do contrato de compra e venda.
14- Segunda via de reprodução de duplicata por motivo de extrativo ou por não aceite.
15- É uma ordem de pagamento à vista a prazo. Título de crédito formal consiste numa ordem escrita de pagamento, de um emitente ou sacador, a outrem, chamado aceitante ou sacado,para que pague a um terceiro, denominado tomador,terminada importância em local e data determinados.
16-Certificado de depósito bancário.
17-É composto pelas entidades que controlam e regulam o funcionamento do sistema.
18-é composto pelas instituições financeiras públicas e privadas que operam e fazem o sistema funcionar.
19-É a injeção de um valor com a finalidade de abater de um montante, um determinando visando diminuir uma divida contraído.
21- São entidades públicas ou privadas cuja atividade principal ou necessária é a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprias ou de terceiros em moeda nacional ou estrangeira e custódia de valor de propriedade de terceiro.

Dias das crianças na PROMOVE

As crianças fizeram um papel muito bonito, o teatro ficou muito legal.
No começo elas ficaram nervosas, mais logo depois ficaram mais calmas e fizeram tão bem como se fossem adultos.
Dou os Parabéns ao professor J. Camelo, que é o autor desse texto, e a todas as pessoas que participaram da equipe para a realização desse evento.

Museu do Futebol

Pelo que foi visto na reportagem que foi passada para nós, alunos que não foram ao passeio,foi muito legal, eles se divertiram muito.
Eu gostaria de ter ido, mais não pude, tiver que ficar com meu sobrinho para minha irmã ir ao médico.
Mais se tiver uma próxima vez eu não perderei.

Reflexão do Livro

Livro: Sobre Caminhantes
Autor: J.Camelo Ponte

Este livro mostra que o que liga os seres é a palavra por que a ação é o discurso da vida, e sua trajetória é o movimento do amor.E a biopsicoética tem a função de ascender a consciência do submundo humano para a reflexão, organizando o pensamento,cientificando as emoções, pluralizando os símbolos, signos,ícones e os sinais em direção aos abismos que o conhecimento ainda não conseguiu desvendar.
Com base nisso pude perceber que o caminhante procura desvendar o mistério do Eu-Mundo.
Então segue-o através dos caminhos que vão surgindo e esse caminho o ensina a sonhar sem medo e percebe que se o sonho é perigoso , sua cura não é sonhar menos e sim sonhar mais, pois o seu sonho pode se tornar realidade.

Reflexão do Filme " Homens de Honra"

Promessas de filho para pai, persistência, honra e glória. Temas recorrentes na literatura e no cinema. De tempos em tempos, porém, alguém requenta os velhos clichês de maneira eficiente, já que uma lição de vida não faz mal a ninguém. Baseado na história real de Carl Brashear, Homens de Honra (Men of Honor) mostra o velho embate entre o recruta e o oficial na marinha, mas fica degraus acima de seus similares, em boa parte graças às interpretações na medida de Robert DeNiro e Cuba Gooding Jr.

Praticas Adm. Prof° Rejane

Pandemia

A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.

Para entender melhor: quando uma doença existe apenas em uma determinada região é considerada uma endemia (ou proporções pequenas da doença que não sobrevive em outras localidades). Quando a doença é transmitida para outras populações, infesta mais de uma cidade ou região, denominamos epidemia. Porém, quando uma epidemia se alastra de forma desequilibrada se espalhando pelos continentes, ou pelo mundo, ela é considerada pandemia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença à população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente esparrama facilmente e sustentavelmente entre humanos.

Os critérios de definição de uma pandemia são os seguintes: a doença ou condição além de se espalhar ou matar um grande número de pessoas, deve ser infecciosa.

Para saber mais: o câncer (responsável por inúmeras mortes) não é considerado uma pandemia porque não uma é doença infecciosa, ou seja, não é transmissível.

Exemplos de Pandemias
AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, etc.

É importante saber que: o virus ebola e outras doenças rapidamente letais como a febre de Lassa, febre de Vale de Racha, vírus de Marburg, e a febre de hemorragia boliviana são doenças altamente contagiosas e mortais com o potencial teórico de se tornar pandemias no futuro.

Reflaxão do Filme "Crash: No limite"

O filme mostra o encontro de vários personagens totalmente diferentes nas ruas de Los Angeles: uma dona-de-casa e seu marido, promotor público, da alta sociedade; um lojista persa; um casal de detetives da polícia - ele afro-americano, ela latina -, que também são amantes; um diretor de televisão afro-americano e sua esposa; um mexicano especialista em chaves; dois ladrões de carros da periferia; um policial novato; e um casal coreano de meia-idade. Todos vivem em Los Angeles e cada um tem sua própria história.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Perfil do Empreendedor ' Praticas Adm. Prof° Rejane


Grande parte do sucesso dos projectos, empresas e negócios depende muito do perfil do empreendedor em termos de personalidade, competências, experiência, capacidade de comunicação e de relacionamento.

Ambição - Ser ambicioso e ter uma visão de sucesso para os seus projectos.

Coragem - Saber perder e ganhar e não ter medo do fracasso.

Determinação - Saber lutar pelas suas ideias (teimosia).

Auto confiança - Acreditar nas suas capacidades pessoais e experiência, no projecto que pretende concretizar e na equipa que lidera.

Decisão - Ter capacidade de tomar as decisões que enfrentar ao longo da sua vida, em tempo oportuno, mesmo quando arriscadas, difíceis ou ousadas.

Pragmatismo - Ter capacidade para transformar uma idea ou visão de um negócio, num projecto concreto e assegurar a respectiva gestão corrente.

Independência - Ter preferência pela autonomia, com autoconfiança e autodomínio.

Curiosidade - Procurar continuamente novas ideias e novas oportunidades de negócio.

Criatividade - Ser criativo, ter consciência do valor da criatividade no desenvolvimento dos negócios e apostar na inovação.

Capacidade de Trabalho - Ter capacidade de trabalho e dinamismo em todos os seus empreendimentos, nunca se acomodando.

Motivação - Ser motivado e ter empenho em tudo o que se faz.

Optimismo - Ter uma visão optimista do futuro, enfrentando os obstáculos com confiança e entusiasmo e tendo como meta o sucesso dos seus projectos.

Visão - Capacidade para identificar oportunidades e antecipar projectos antes da sua difusão nos mercados.

Capacidade de Arriscar - Ter capacidade e disposição para assumir riscos, enfrentar desafios e sobreviver a essa instabilidade.

Sentido de Oportunidade - Ter capacidade para percepcionar uma situação que corresponde a uma oportunidade e saber aproveitá-la.

Liderança - Ter objectivos claros e capacidade para organizar, criar uma filosofia e método de trabalho e uma equipa, orientar esforços e motivar colaboradores.

Sentido de responsabilidade - Ter capacidade para aceitar as responsabilidades morais, legais e mentais associadas aos seus projectos.

Resultados - Estar orientado para os resultados que servem, em primeiro lugar, para medir o sucesso do empreendimento.

Recompensa - Gostar de ser recompensado financeiramente ou obter reconhecimento, prestígio ou respeito.

Excelência - Ter o desejo de concretizar qualquer coisa de mérito, pela qual fique orgulhoso.

Organização - Ter capacidade para congregar recursos (humanos, técnicos, materiais e financeiros) e esforços para a consecução de um projecto, organizando-os de forma a garantir a eficiência e eficácia da sua aplicação e a obtenção dos resultados pretendidos.

Delegação - Saber delegar responsabilidades, mantendo o controlo do negócio.

Comunicação - Ter facilidade de comunicação com as pessoas.

Experiência - Ter experiência pessoal (escolar e profissional) e conhecimento do negócio que idealizou, em que pretende actuar ou trabalhar e aprender (produtos e serviços, inovação e tecnologias, mercados, parcerias e marcas, financiamentos, modelos de negócio, etc.).

Dica

Os melhores empreendedores são objectivos e divertidos. Um empreendedor que fala abertamente é o rosto de um negócio sólido. O entretenimento implica uma pessoa divertida para trabalhar. Se você não for divertido, arranje uma pessoa que traga a diversão.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como elaborar um Plano de Negócio? ' Praticas Adm. Prof° Rejane

As estratégias não são exclusivas dos grandes empresários. Você também deve saber como elaborar um plano de negócios de longo prazo para a sua microempresa. Ao estabelecer objetivos adequadamente, talvez, em pouco tempo, você alcance as suas metas.
A sua primeira estratégia será construir o seu Plano de Negócios. Veja como fazer isso.



Passos


1
Descreva como você vê a sua empresa em um futuro mais ou menos distante.
Solte a imaginação. Nada poderá impedir você de chegar aonde você quer.
Lembre-se de que especialistas muito bem-sucedidos defendem que o verdadeiro limite para uma empresa é o "orçamento mental" dos seus líderes.
2
Escreva os valores operacionais e as normas da empresa. Registre de modo objetivo e detalhado por que você atua nessa área e como faz isso.
3
Elabore um plano para cinco anos baseado em objetivos amplos e gerais. Eles serão a referência para as suas ações em curto prazo e ajudarão você a sair de onde está agora e atingir a meta no prazo previsto.
4
Desenvolva um plano mais específico para o primeiro ano. As metas do plano anual devem ser focadas e precisas.
As ações concretas aproximarão você paulatinamente do seu principal objetivo. Use o seu conhecimento do negócio e a sua inteligência na hora de definir as suas metas anuais.
5
Depois de definir as metas, quantifique-as e coloque-as em um calendário anual.
Lembre-se de que os objetivos devem ser possíveis de realizar com um esforço razoável e nos prazos estabelecidos.
6
Faça uma lista das barreiras que poderiam impedir você de chegar ao destino final. Enumere os recursos com os quais você conta e os que são necessários para ultrapassar os obstáculos.
Tente ser objetivo, racional e direto.
7
Crie um plano de ação claro a partir da descrição detalhada de como você vai superar cada um dos obstáculos para atingir os seus objetivos.
8
Envolva os seus principais colaboradores nesta parte do projeto e tente fazer com que eles incorporem os objetivos da empresa.
9
Estabeleça instrumentos para avaliar o andamento do plano anual, para ir fazendo os ajustes necessários.
10
Informe todos os seus colaboradores sobre a existência do plano anual para que eles tenham a oportunidade de se envolver no processo.
Sua estratégia anual garantirá um esforço conjunto por parte de cada integrante da equipe para alcançar os mesmos objetivos.
Para o plano dar certo, todo mundo deve conhecer as metas e saber qual é a tarefa de cada um.
11
Coloque o seu plano em prática.
Agora que você estabeleceu as metas e como atingi-las, está na hora se começar.
Confira o andamento do trabalho e os seus objetivos e instrumentos (faça uma revisão mensal). Verifique se você está fazendo o trabalho corretamente.
12
Pare se algo não estiver funcionando bem. Avalie os seus recursos e as barreiras que você tinha planejado vencer.
Quanto mais rápido você fizer os ajustes, mais rápido você poderá retomar o caminho correto para alcançar os seus objetivos.


Importante
• Faça o mesmo ciclo de planejamento no ano seguinte. Imagine, planeje, aja e confira.
• Elaborar uma estratégia de negócios e implementá-la com eficiência permitirá que você desenvolva um bom trabalho e seja recompensado ao atingir as metas.

Resenha do Livro "Segredos de Luísa" 'Praticas Adm. Prof° Rejane

Graduando Odontologia em Belo Horizonte, para satisfazer os anseios de seus pais. Luísa acalentava o grande sonho de tornar-se uma empresária de sucesso, sonho este, que tinha como grande fonte de inspiração sua Tia Fernanda, uma comerciante nata, proprietária do Sereia Azul, um armazém de grande projeção comercial em Ponte Nova.
Produzindo uma goiabada cascão, Fernanda conquistou um grande número de admirados para o seu produto, e Luísa todas as vezes que retornava a cidade para passar o final de semana, levava para seus amigos da capital uma pequena quantidade desta goiabada. Após um grande número de elogios e pedidos de novas remessas da goiabada, Luísa percebeu então a oportunidade de realizar seu grande sonho, torna-se uma empresária, industrializando a produção de sua Tia.
Porém ao colocar seu objetivo em pratica, Luísa, percebeu que teria mais problemas e desafios do que imaginava, sendo que um dos primeiros foi convencer sua Tia a ajudá-la a prosseguir com os seus planos.
Mas sem pensar em desistir procurou Pedro, um professor de empreendedorismo, para que a orienta-se na realização de seu objetivo. Com esta orientação a mesma começa a realizar diversas pesquisas de campo, pesquisas de mercado, visitas e contatos criando assim uma rede de negócios para auxilia-la, entre estes contatos estava Eduardo, um amigo, que dominava a área administrativa.
Durante este período Luísa recebe uma proposta para trabalhar e futuramente assumir o consultório de um renomado Dentista de Ponte Nova, aliada a uma grande pressão de sues familiares, mas a mesma já está determinada a montar sua empresa.
Ao quebrar durante um longo período a rotina de voltar a Ponte Nova nos finais de semana, sua família começa a perceber que alguma coisa esta realmente acontecendo, e ao pressiona-la, ela declara seus reais objetivos, sendo que todos ficam contra seus planos.
Mas dando continuidade a seus planos convida o Sr. André, empresário de grande sucesso, para ser seu padrinho, impondo como condição de tornar-se seu consultor. A partir deste momento Luísa decide o fim de seu noivado, para dedicar-se em tempo integral a GMA – Goiabadas Maria Amélia Ltda,
Consolidando a venda de goiabada em tabletes, a GMA torna-se um grande sucesso tanto no mercado interno como no externo, após enfrentar vários desafios Luísa concretiza seus sonhos e tornar-se uma grande empresária, sendo agraciada com o prêmio de Empreendedor Global do Ano.
Para esclarecer qual era o Segredo de Luísa, Eduardo, seu namorado, completamente inseguro com as constantes saídas de Luísa, resolve segui-la e chega até a Instituição " Caminhos da Criança", onde ela desenvolve um trabalho social.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aula do dia 22/10 ' Praticas ADM. Prof ° Rejane

O que eu quero e desejo pra mim frente às várias possibilidades?
O futuro que eu imagino estar guardado pra mim é bem difícil mais eu consigo...Tem varias profissões que eu gostaria atuar como, Bióloga, Pedagoga ou Fisioterapeuta... Cada uma tem um significado pra mim.


Apesar de eu estar no 2○ Ano do ensino médio e não saber ainda o que eu realmente quero , eu já tenho as minhas expectativas para o futuro. Eu não quero entrar na faculdade logo após de terminar os estudos , quero dar um tempo de pelo menos 1 ano para ajuntar dinheiro e guardar no banco, pois se um dia eu ficar desempregada eu não vou querer trancar a matricula e parar, ai eu usarei o dinheiro para pagar as mensalidades até eu arrumar outro emprego.

Bom, mais eu sei que em qualquer profissão que eu escolher irei me dar bem , pois sou uma pessoa competente e que se esforça para derrotar qualquer barreira , e não vai ser na primeira pedra que entrar no meu caminho que eu vou desistir!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Biopsicoética

A Biopsicoética é um estudo do nosso pensamento sobre a ética, que tem a ver com a Moral .

Comida, Identidade & Cultura

Muitas comidas estão em nossas cultas a anos, como: feijoada, cuscuz, pernil com farofa, etc... Porém não são saudáveis para o nosso organismo. Principalmente nós jovem que temos o dia corrido, indo pra escola para o curso, se um de nós passássemos em casa e comecemos isso no almoço antes de ir para o curso, iríamos nos sentir pesados e inconfortáveis e não conseguiríamos fazer nada, pois estarias com o corpo pesado.

Uma reflexão sobre a “Importância da AMIZADE”

Para mim a amizade é um sentimento verdadeiro sem segundas intenções. Um sentimento com o qual duas ou mais pessoas sentem entre si, o afeto, o carinho, e ate mesmo o amor esta incluído nessa relação de sentimentos... Pois a amizade é uma forma de fraternidade que devemos sempre ter em nossos corações, e precisamos sempre ter uma amigo por perto, pois sozinhos não sobrevivemos. Devemos proteger nossos amigos com todas as forças, pois perder um amigo é uma dor profunda, mesmo se for necessário abrir mão de algo material, pois não há no mundo nenhum objeto que ir suprir o lugar de uma amizade em nossos corações.